Koei Tecmo lançou Dysnaty Warriors:Origins e começamos o ano de 2025 no modo Hack “n” Slash!
Em 17 de janeiro de 2025, tivemos a oportunidade de jogar Dynasty Warriors Origins e a equipe se divertiu por horas colocando a horda de bandidos para deitar e enfrentando oficiais e generais marcantes na história de Dynasty Warriors. Mas não podemos deixar de agradecer a chave disponibilizada pela Koei Tecmo (Site Oficial e Instagram), que nos possibilitou de fazer esse Review para a comunidade gamer e os interessados no estilo de jogo.
Trailer oficial:
Gameplay no Canal do FliperamaDV:
Qual a história de Dynasty Warriors: Origins?
Primeiramente DYNASTY WARRIORS: ORIGINS é um jogo de ação tática (hack “n” slash) ambientado no período dos "Três Reinos" da China antiga, onde os jogadores jogarão como um guerreiro que perdeu suas memórias e deve navegar pelo caos da era, da "Rebelião do Turbante Amarelo" à "Batalha de Chibi".
O que há muito tempo é dividido deve se unificar; o que há muito tempo é unificado deve se dividir. A história se passa 150 anos após a fundação da Dinastia Han Oriental. Secas severas e clima anormal causaram fomes devastadoras. As pessoas estão morrendo de fome, comendo raízes e cascas de árvores, perdendo suas vidas desamparadamente. No entanto, em vez de ajudá-los, os governantes não apenas deixam de estender a mão, mas também impõem impostos pesados, cometem repetidamente desfalques e infligem sofrimento ao povo.
O protagonista, que perdeu suas memórias, chega a uma aldeia desolada durante suas viagens. Lá, ele encontra um "Homem de Cabelos Longos", que ajuda as pessoas com seus companheiros, e um "Herói Barbudo" que se opõe aos oficiais opressores. Em uma tentativa de salvar uma criança, o protagonista une forças com eles para lutar contra as tropas dos oficiais.
À medida que o novo ano começa, ocorre uma mudança significativa. O Caminho da Grande Paz, que ganhou imenso apoio ajudando as pessoas sofredoras, se volta contra a Dinastia Han. Eles adotam um pano amarelo como um símbolo de sua unidade e são doravante conhecidos como "Yellow Turbans" — um movimento mais tarde chamado de "Yellow Turban Rebellion". O protagonista então se reúne com o "Herói Barbudo" na região norte, em You Province...
Mas antes de falarmos sobre o jogo, personagens e mecânicas, vamos falar um pouco sobre o romance que o jogo foi ambientado e sua cronologia da história chinesa.
Toda a Saga de jogos Dinasty Warriors foi baseada no Romance Chinês “Os Três Reinos” (Sānguó Yǎnyì) (inclusive se quiser dar uma força para continuarmos produzindo material de qualidade, e quer comprar o Romance, acesse o nosso link de revendedor da Amazon), onde o romance se baseia em eventos históricos, incorpora muitos elementos ficcionais e dramatiza os eventos. Ele retrata a luta pelo poder e o declínio do Han como uma história épica repleta de heroísmo, traições e estratégias. Escrito por Luo Guanzhong no século XIV.
Dynasty Warriors Origins explora o início das tensões que levaram à formação dos Três Reinos, com destaque para os eventos que ocorreram durante a Rebelião dos Turbantes Amarelos e o colapso da Dinastia Han. Os jogos posteriores cobrem as grandes batalhas e as figuras heróicas, incluindo a ascensão e queda dos reinos Wei, Shu e Wu.
O romance que o jogo se baseia é considerado um dos "Quatro Grandes Romances Clássicos" da literatura chinesa e é um pilar fundamental para compreender a rica tradição narrativa que inspira os jogos. Os romances são:
Os Três Reinos (a série de jogos Dinasty Warriors);
Margem da Água (Previsto o lançamento pela Konami de uma coletânea baseada nesse romance em 6 de março de 2025: Suikoden HD Remaster);
Jornada para o Oeste (Já lançado pela Game Science recentemente o Black Mithy: Wukong, vejam o nosso Review sobre o jogo;
Sonho da Câmara Vermelha (jogo lançado em 2010 que não teve muito alcance e repercussão produzido pela Beijing Entertainment All Technology);
Então, Dynasty Warriors Origins está ambientado no período histórico da China antiga conhecido como os Três Reinos (184-280 d.C.). Esse período foi marcado pela fragmentação do Império Han e pelo surgimento de três grandes reinos: Wei, Shu e Wu. E a trajetória do jogo podemos acompanhar na cronologia abaixo:
Período Histórico: Os Três Reinos:
Declínio da Dinastia Han (184-220 d.C.):
O Império Han começou a enfraquecer devido à corrupção, má administração e rebeliões populares, como a Rebelião dos Turbantes Amarelos, liderada por Zhang Jiao. O colapso da dinastia levou a disputas pelo poder entre vários senhores da guerra.
Os Três Reinos (220-280 d.C.):
Após a queda do Han Oriental, três reinos emergiram como os principais poderes: Wei (fundado por Cao Cao, posteriormente liderado por seu filho Cao Pi). Shu (liderado por Liu Bei e estrategicamente apoiado por Zhuge Liang). Wu (fundado por Sun Quan, filho de Sun Jian).
Unificação pela Dinastia Jin (280 d.C.):
Os conflitos entre os Três Reinos terminaram quando a Dinastia Jin, liderada por Sima Yan, unificou a China após conquistar o Wu.
E sobre o jogo?
Dynasty Warriors Origins é um jogo de ação e estratégia (hack “n” slash) que transporta os jogadores para as batalhas da Era dos Três Reinos na China antiga. Funcionando como um prequel da franquia, o jogo explora os eventos que precederam as histórias principais, com foco na formação das principais facções e nos conflitos iniciais que moldaram o destino do reino. Com uma narrativa envolvente e detalhada, ele oferece um novo olhar sobre figuras históricas como Cao Cao, Sun Jian e Liu Bei.
Ao longo dos últimos 25 anos, o estúdio Omega Force e a publisher Koei Tecmo estabeleceram as bases de uma escola de jogos conhecida como "Musou", que é uma variação do hack “n” slash em que o personagem controlado pelo jogador enfrenta e derrota hordas de inimigos, elimina os líderes de cada esquadrão e toma o controle das bases adversárias até finalmente superar o chefe final daquele determinado cenário.
Lembrando que Dynasty Warriors Origins ocupa um lugar singular na linha do tempo da franquia, funcionando como um ponto de partida para os novos jogadores e como uma exploração adicional para os veteranos. Ele se passa antes do primeiro título oficial (Lançado para o Playstation 1 em 1997 - Dinasty Warriors, destacando as alianças e rivalidades que culminaram nos conflitos centrais retratados nos jogos subsequentes. Facilitando para quem deseja entender as origens dos personagens e eventos icônicos dos jogos seguintes.
O jogo mantém o estilo hack-and-slash característico da série, mas apresenta novidades significativas como:
Sistema de Combate Refinado: Combinação de ataques rápidos e pesados, agora com habilidades especiais que podem ser personalizadas.
Estratégia em Tempo Real: Introdução de comandos táticos para organizar tropas e coordenar ataques em larga escala.
Essas inovações tornam a experiência mais dinâmica e variada, mantendo a essência da franquia.
Os gráficos de Dynasty Warriors Origins são um dos seus maiores destaques, com uma representação rica e detalhada de paisagens chinesas, como montanhas, vales e palácios. O mapa em 3D que o personagem explora para chegar nos locais é lindo. Os personagens estão incrivelmente detalhados, com armaduras e trajes fiéis à época. As animações estão fluidas tanto nos combates quanto nas cenas cinematográficas.
Sobre os personagens principais e a história temos figura históricas e icônicas da série/romance:
Cao Cao: Retratado como um estrategista brilhante e ambicioso.
Liu Bei: Um líder carismático, movido por justiça e empatia.
Sun Jian: Conhecido como o "Tigre de Jiangdong," é uma figura paterna e guerreiro feroz.
Dian Wei e Zhou Yu: Guerreiros leais que desempenham papéis cruciais na narrativa.
A história foca na formação das alianças que eventualmente levariam aos conflitos épicos dos jogos seguintes, oferecendo novos detalhes e reviravoltas. A interação também foi ampliada, permitindo que os jogadores explorem cidades e fortalezas para dialogar com NPCs, realizar missões secundárias e expandir suas alianças. Além de uma mecânica que acontece em alguns diálogos que influencia a sua relação com o NPC.
Na dublagem do jogo, temos só o audio Japonês e Inglês, que está muito bem feita, já na legenda temos mais alguns idiomas, mas não o português, o que pode desmotivar alguns jogadores por não estarem familiarizados com outros idiomas além do português. Sobre a dublagem, é um ponto curioso, pois o jogo é de um romance chinês e a dublagem e a produtora são japonesas, mas é uma discussão para outro momento, deixe nos comentários o que você leitor acha sobre esse ponto.
Armas, Táticas e Progressão do personagem
Dinasty Warriors Origins nos permite agir de várias formas para lidar com o exército inimigo, sendo eles combos simples ou mixados entre ataque fraco mas rápido ou forte e lento, as arts ou especiais que tem o custo da sua bravura (Bravery), que vai aumentando conforme você vai lutando contra os inimigos, funções como a esquiva/evasão, uma ação que é ativada quando a fortitude do inimigo (normalmente o oficial/general) esgota e a habilidade “Musou Attacks” que é como o seu super especial, que a barra vai enchendo durante o combate.
As táticas de exército tem peso durante o jogo, como a moral dos soldados e oficiais que é aumentada quando você captura uma base inimiga, ações quando o seu exército se reúne também são ativadas e em determinados momentos, você pode ativar duelos contra generais e oficiais específicos. Vencendo os duelos, aumenta a moral da sua tropa também.
Para o seu arsenal e sua estratégia, você conta uma grande variedade de armas, cada uma adaptada ao seu estilo de luta. Entre elas estão espadas (sword), alabarda (spear), manoplas (gauntlets), rodas (wheels), facão (podao), bastão (staff), machados gêmeos (twin pikes), lança (lança) e lâmina crescente (crescent blade). E cada arma possui uma habilidade que após uma grande quantidade de vezes utilizadas, você libera a sua maestria.
Conforme você vai avançando no jogo, vai habilitando nos vendedores armas mais fortes para serem adquiridas, além de itens e arts novas. Lembrando que algumas artes não são exclusivas das armas e sim da sua estratégia, então podendo ser utilizadas em outras combinações.
Na sua “árvore de habilidades” você pode melhorar seus atributos básicos, desbloquear passivas únicas e adquirir arts de batalha novas. As habilidades são organizadas em seis paineis e cada painel vai liberando após você atingir um determinado nível. Para subir de nível, você precisa subir o nível das suas armas, e para subir o nível das suas armas, você precisa derrotar inimigos e completar missões.
A cada 100 inimigos derrotados (não cumulativo para outra fase), você ganha 3 pontos para gastar comprando alguma habilidade no painel de habilidades e alguns NPCs te dão desafios para adquirir mais pontos de habilidade para serem gastos.
Veredito do Fliperama de Verdade
Dynasty Warriors Origins é uma adição valiosa à franquia, oferecendo um mergulho profundo na rica história da Era dos Três Reinos (quem não conhece o romance, pode adquirir na Amazon e conhecer um pouco mais da cultura chinesa). Com uma combinação de inovações na jogabilidade, visuais deslumbrantes e uma narrativa cativante, o jogo agradará tanto aos veteranos quanto aos novos jogadores.
Se você é fã de história, de jogos de ação hack “n” slash com batalhas intensas ou está apenas buscando um jogo que ofereça profundidade e entretenimento, este título é uma escolha certeira. Ele permite explorar o início de uma era lendária, viver grandes batalhas e experimentar a evolução da franquia. Seja você um novato ou um veterano, a experiência vale a pena.
Temos pontos fortes como a narrativa envolvente e personagens bem desenvolvidos, inclusive sendo possível você torcer pelo personagem em algum momento da campanha, o combate está mais refinado e responsivo em relação aos seus predecessores, além do cenário e gráficos impressionantes e a possibilidade de você personalizar a sua estratégia de combate. Como pontos de melhoria, acreditamos que pelo fato das missões secundárias serem repetitivas e a curva de aprendizado para novos jogadores ser desafiadora, pode desapontar alguns jogadores que não estão familiarizados com esse estilo de jogo.
Um ponto muito importante, principalmente para jogadores que são apaixonados por história envolventes, o jogo incorpora alguns elementos como:
Os Heróis e suas Alianças: Liu Bei, Guan Yu e Zhang Fei formam o juramento no Pessegueiro, prometendo restaurar a justiça. Cao Cao, um estrategista e comandante ambicioso, busca unificar a China sob seu comando. Sun Jian e seus sucessores buscam proteger seu território e criar sua dinastia.
Batalhas Famosas: Batalha do Portão Hulao: A coalizão de senhores da guerra enfrenta o tirano Dong Zhuo.
Sobre a dificuldade de Dynasty Warriors Origins, ele oferece um nível de desafio justo nas lutas mais grandiosas. Elas não são extremamente fáceis a ponto de se poder jogar desconcentrado, mas também não chegam a um patamar frustrante de dificuldade. Quando se entende o padrão e tempo de cada ataque de cada chefe final ou comandante de tropa, a vitória é uma garantia. Incluindo o ponto onde você deve aumentar a moral dos seus aliados para não perder a batalha.
Com um jogo focado inteiramente nos consoles de nova geração (PS5 e Xbox Series) e PC, Dynasty Warriors Origins é, sem dúvidas, o jogo mais bonito visualmente da história da franquia, incluindo as séries irmãs Samurai Warriors, ambientada no Período Sengoku do Japão, e Warriors Orochi, que une os dois universos.
Então, para nós, após passarmos algumas horas jogando, acreditamos que o jogo mereça…
Recados Importantes...
FILME
Para aqueles que gostam de uma adaptação dos jogos, principalmente com os tradicionais efeitos orientais, a Netflix nos trouxe a adaptação de Dynasty Warriors:
EVENTOS
A Equipe do Fliperama de Verdade vem produzindo vários torneios/campeonatos para promover o cenário competitivo do Distrito Federal e Região. Querem conhecer um pouco, acessem os confrontos no nosso canal do YouTube:
PODCASTS
Para os interessados de plantão e aproveitando o clima do melhor Jogo do Ano de 2022, no nosso 30º Episódio do Insert Coin Cast, falamos sobre algumas categorias do The Game Awards de 2022 e seus vencedores. E para essa seletiva juntamos a Equipe Fliperama de Verdade e a Larissa do Criptacast do Zona Sombria: