E a comunidade Gamer que gosta de um Souls Like (Soulslike é um subgênero de jogos eletrônicos de RPG de ação conhecidos por possuírem altos níveis de dificuldade e ênfase na narrativa ambiental) ficaram felizes com a nova DLC de Elden Ring, lançada agora no dia 21 de junho de 2024.
E antes de começarmos a nossa análise (sem spoilers) de Elden Ring Shadow of the Erdtree, gostaríamos de agradecer à Bandai, a From Software e a Theogames por nos disponibilizarem a DLC gratuitamente para apreciarmos a jogatina e falar um pouco sobre essa maravilhosa Obra de Arte.
Para aqueles que não sabem ainda sobre o que é Elden Ring, seria interessante ler o nosso Review sobre o jogo principal, também sem spoilers: https://www.fliperamadv.com/post/review-elden-ring
Para quem gosta mesmo é de assistir uma gameplay de qualidade, recomendamos acessar nosso outro canal que trata só de roleplaying games: RPG Taverna:
A Jornada até agora de Elden Ring:
Lembrando que Elden Ring ganhou mais 300 prêmios e inclusive O Jogo do Ano de 2022.
Mas vamos lá para nossa análise do começo da DLC, porque:
Esta viagem levará os Maculados por uma nova aventura nas Terras Intermédias. ELDEN RING Shadow of the Erdtree é, até hoje, a maior expansão já desenvolvida pela FromSoftware, e nela os jogadores deverão desvendar os mistérios ainda ocultos do aclamado RPG de ação e fantasia.
Guiados pelo Empirio Miquella, os jogadores são levados para a Terra das Sombras, um lugar obscurecido pela Térvore, onde a deusa Marika pisou pela primeira vez. Nessas novas terras desconhecidas, jogadores descobrirão segredos obscuros do mundo, conhecendo outros que seguem os passos de Miquella com intenções ocultas. Shadow of the Erdtree insere novas armas, equipamentos, habilidades de arma e magias não encontradas no conteúdo original de ELDEN RING. Além disso, novos inimigos, encontros com chefes e um novo enredo aumentarão ainda mais a liberdade dos jogadores. [oficial]
Sobre o trailer oficial lançado
Antes de falarmos um pouco sobre as nossas impressões desta DLC, vamos falar alguns pontos sobre o trailer lançado em meados de maio deste ano.
O que vemos no início do trailer parece ser a Rainha Marika usando uma runa para criar alguma coisa. Dado o tom vermelho do ambiente em que Marika se encontra, ela possivelmente está em algum lugar no que é frequentemente referido como O Crisol (o local de nascimento da vida primordial conhecida). Considerando que a Erdtree nasceu essencialmente do Crisol, podemos estar testemunhando o seu plantio durante esta sequência. No mínimo, sabemos que as raízes da Erdtree passam pelo Reino das Sombras, onde Shadow of the Erdtree ocorre.
A frase “uma relação do qual surgiu o ouro, mas também nasceu a sombra” é a maior dica do que pode estar acontecendo aqui. Quando Marika usou a Runa da Morte para criar a Ordem Dourada e se tornar uma imortal, ela cometeu um ato de desafio contra a Morte Destinada que levou a muitos conflitos e à eventual ascensão de Marika ao poder nas Terras do Meio. Também sabemos que a Rainha Marika tem uma “sombra” conhecida como Maliketh, com quem os jogadores lutam em Elden Ring . Essa informação parece sugerir que estamos testemunhando o nascimento da Ordem Dourada e as batalhas de Maliketh contra os Apóstolos Pele Divina que lutaram pela Morte Destinada.
No entanto, a próxima parte do trailer sugere um significado ligeiramente diferente. Talvez “nascido nas sombras” se refira à “criação” do Reino das Sombras. Isso certamente ajudaria a explicar a presença proeminente de Messmer, o Empalador (uma figura que sabemos que habita o Reino das Sombras), que vemos travando uma guerra referida como “aquela que nunca poderia ser cantada” e um “expurgo sem graça ou honra.”
É aqui que você deve se submeter às melhores suposições e teorias. É possível que a guerra que o trailer faz referência tenha sido uma batalha entre Messmer e a Ordem Dourada que Marika havia essencialmente eliminado do registro quando se mudou para The Lands Between e fechou a porta entre esses mundos.
Mas deixamos cada leitor aqui, fazer o seu comentário sobre a sua teoria na complexa história de Elden Ring.
Novas armas
Até o momento, tivemos acesso à oito novos tipos de armas, sendo elas:
Garras da Besta:
Uma arma corpo a corpo de combate corpo a corpo, as Beast Claws funcionam basicamente como você esperaria. Isso quer dizer que eles permitem que você dê a melhor impressão de Wolverine, lançando-se contra um inimigo, desencadeando uma série de ataques e causando dano sangrento o tempo todo.
Escudo de Duelo:
Dueling Shields são escudos enormes que possuem uma ponta na extremidade capaz de desencadear ataques de estocada e corte. A ideia por trás desta arma parece ser bloquear a maior parte do dano recebido e esperar até que o inimigo esteja vulnerável para desferir uma série de ataques (ou contra-ataques) sem ter que abandonar suas defesas por muito tempo.
Grande Katana:
Este é o novo tipo de arma mais misteriosa da DLC. Sim, no final das contas é apenas uma katana muito grande. Você troca um pouco da velocidade desse tipo de arma por mais poder e ganha acesso a uma série de ataques combinados que, quando acertados, causam dano rápido em pouco tempo.
Espada Leve:
A Light Greatsword é capaz de desencadear uma série de ataques rápidos e poderosos que são perfeitos para prender inimigos em loops de dano. Qual é o problema? Bem, a arma parece enfatizar os ataques baseados em combos, fazendo com que a maioria de seus ataques de entrada única produzam múltiplas animações de ataque. Teoricamente, isso significa que você precisará estar consciente do seu momento para garantir que não ficará aberto a ataques inimigos potencialmente devastadores.
Artes marciais:
Em Shadow of the Erdtree permite que você adote um estilo de jogo completo de artes marciais. Observe que eu disse “Artes Marciais” em vez de corpo a corpo. É uma distinção significativa porque as artes marciais são muito mais do que punhos.
Frascos de perfume:
Os Frascos de Perfume são frascos de magia armada baseados em vários elementos. Eles são basicamente como granadas mágicas. Os frascos de perfume não consomem itens e não esgotam seu medidor de FP. Em vez disso, funcionam como as armas que você equipa regularmente (completas com vários tipos de ataque e ataques corpo a corpo).
Espadas de agarrão reverso
O nome é um pouco confuso, mas Reverse Grip Swords são basicamente katanas de empunhadura dupla que você carrega nas costas (imagine uma “Naruto Run” com espadas nas mãos). Eles são incrivelmente rápidos e capazes de desencadear combos devastadores.
Jogando Adagas
As adagas de arremesso funcionam de maneira semelhante aos frascos de perfume. Isso quer dizer que eles convertem uma arma de arremesso consumível tradicional em uma arma equipada que não consome itens ou recursos mágicos (embora ainda esgote a resistência).
Mas como acessar a DLC?
Jovem gafanhoto, Elden Ring veio realmente para perturbar o sono do jogador, provocando vários pesadelos para derrotar os chefes, inclusive até para acessar a DLC, o que não é uma missão fácil, e muito menos média (rindo de desespero aqui, rsrs). Para os jogadores terem acesso ao conteúdo da DLC, eles devem derrotar primeiramente o General Radahn e depois Mohg, Lorde do Sangue.
O General Radahn está no Castelo Redmane, que fica localizado o sudeste de Caelid — uma das áreas mais tenebrosas e apavorantes do jogo. Como o General é um inimigo poderoso, capaz de atacar várias vezes seguidas e dar “hit kill” (morte instantânea), é sugerido que seu personagem esteja, no mínimo, no nível 70 e suas armas com pelo menos nível 5 com evolução das sombras ou nível 10 com a evolução normal.
Para encontrar o lazarento do Mohg, Lorde do Sangue e seu Palácio, existem dois caminhos, um onde você tem acesso pelo NPC Varre e sua Quest, onde você precisa conversar com ele na Mesa-Redonda, invadir três vezes outros jogadores (não precisa derrotá-los), receber um tecido limpo, coletar o sangue da dama no começo do jogo, sendo acessado através de um portal e depois encontrá-lo na Igreja da Rosa, no meio do lago de Liurnia, onde ele te dará um item executável e te levará para o Palácio de Mohg, já o segundo caminho é bem mais extenso mas vai te ajudar a farmar runas para subir de nível e estar em condições de enfrentar o Mohg, porque para enfrentá-lo é recomendável estar com pelo menos o nível 150.
De forma bem resumida (algo em torno de 5 horas de jogo focado nessa quest), para acessar o Palácio de Mohg, você precisa encontrar dois medalhões e o portal:
A primeira parte está ao sul de Liurnia dos Lagos, embaixo de um grande rochedo. O local se chama Vilarejo dos Albinauricos. Siga o único caminho. O personagem está disfarçado de pote, basta rolar ou pular encostando nele, que ele se transforma e entrega uma das metades do medalhão;
A segunda parte é mais difícil de ser adquirida. Ela está no Castelo Sol, que fica no extremo norte da Montanha dos Gigantes. Lembrando que esse trecho do mapa pode ser acessado ao usar o Grande Elevador dos Rolds normalmente. É preciso passar por toda a dungeon, enfrentar o Morgott, o Rei Omen e seguir pelo caminho até conseguir a 2ª parte do medalhão; e
Depois disso, voltamos ao grande elevador e usamos o medalhão (perceba que existe um comando extra para usar o medalhão). Agora, a segunda parte da área nevada está aberta. Percorra até o oeste da região até um canto que tem um portal. Esse portal é guardado por uma invasão, livre-se dele e entre no novo local. Este portal fica entre a graça “Yelough Anix Tunnel” e a graça “Apostate Derelict”, a oeste próximo aos limites do mapa.
Depois de derrotar Mohg, você receberá a Grande Runa de Mohg, Remembrance of the Blood Lord (que pode ser ativada na Torre Divina de Altus Leste) e, o mais importante, acesso ao portal que permitirá que você comece sua aventura Shadow of the Erdtree.
Quanto tempo de jogo tem a DLC?
Até agora tem sido difícil falar sobre o tamanho de Elden Ring: Shadow of the Erdtree, ainda mais pela quantidade de espaço para exploração, mas pela nossa experiência, acreditamos que seja algo em torno de 25 a 35 horas de jogo.
Bem, agora que várias pessoas tiveram a chance de jogar algumas horas da DLC, podemos dizer com segurança que Shadow of the Erdtree é um lançamento massivo de DLC que está mais perto de ser Elden Ring 2 do que muitas pessoas pensavam.
As primeiras estimativas sugerem que Shadow of the Erdtree pode chegar em 25 a 35 horas, dependendo do nível de habilidade e da otimização da construção. Observe, porém, que esta é uma estimativa muito inicial baseada em dados incompletos e no tempo mínimo de jogo esperado, inclusive porque ainda não terminamos de jogar, até a finalização deste Review. Em outras palavras, esse é o tempo que Shadow of the Erdtree pode levar para ser vencido se você não fizer nada além de se concentrar na progressão da missão principal.
Isso não é apenas um grande “se” para a maioria dos jogadores, mas o diretor do Elden Ring, Hidetaka Miyazaki, disse anteriormente que o jogo base levaria cerca de 30 horas para ser zerado. No entanto, a maioria dos jogadores relatou que sua primeira jornada no Elden Ring levou cerca de 60 horas em média. Portanto, não é absurdo esperar que Shadow of the Erdtree demore tanto tempo para ser vencido.
O mapa de Shadow of the Erdtree é grande, mas não chega ao tamanho do mapa em Elden Ring, sendo algo em torno de ¼ do tamanho de Elden Ring. Mesmo que o DLC não ofereça tanto espaço digital bruto, ele enfatiza mais a exploração do que seu antecessor. Então, se você está tentando ver e fazer quase tudo (ou até mesmo desviar ocasionalmente do caminho principal), você vai jogar por um tempo como nós.
Embora ainda não saibamos muito sobre Shadow of the Erdtree para podermos responder com segurança a todas as perguntas sobre seu tamanho, quantidade de chefes, desafios, dungeons, chefes menores, você pode ficar tranquilo sabendo que será uma das peças de DLC mais substanciais da história dos jogos modernos.
Veredito do Fliperama de Verdade
Mesmo sendo uma DLC, Elden Ring Shadow of the Erdtree inova ao entregar uma DLC com expansão da experiência que tivemos com o jogo base:
Exploração ampla;
Novas armas;
Novos chefes;
DLC focada para Veteranos no jogo;
Expansão da História;
E o ensinamento master: “Seja paciente”
Com isso, reforçamos que pela nossa experiência Elden Ring Shadow of the Erdtree, merece:
Gostou do nosso Review de Elden Ring - Shadow of the Erdtree e quer mais? Continue acompanhando o Fliperama de Verdade no site e nas nossas redes sociais.
Para os interessados de plantão e aproveitando o clima do melhor Jogo do Ano de 2022, no nosso 30º Episódio do Insert Coin Cast, falamos sobre algumas categorias do The Game Awards de 2022 e seus vencedores. E para essa seletiva juntamos a Equipe Fliperama de Verdade e a Larissa do Criptacast do Zona Sombria:
Caso queira nos ajudar e não sabe como, é só comprar Elden Ring - Shadow of the Erdtree (e qualquer ou coisa que você precise) no nosso link de Revendedor da Amazon.
Comments